O bem*ME*quer está de volta e já está a funcionar!!!
Para ajudar as "pessoas pequenas" (e seus ascendentes) neste regresso às aulas com a melhor motivação e ânimo possível, a Pantopeia apresenta, pelo 4º ano consecutivo, o bem*ME*quer - apoio ao aluno e à família, a funcionar aos dias úteis, durante o período lectivo, entre as 14h e as 19:30h, na Casa da Pantopeia.
Este ano apresentamos aos nossos sócios um modelo mais simples que permite ao "pacote base", a adição de módulos de actividades (tais como apoio escolar, teatro, oficina plástica, projectos pessoais, música, inglês, entre outros).
Consulte-nos!
arte-educacao@pantopeia.orgtravessa do rossio, 3, Aveiro
Mais informação abaixo!
FAQ / Perguntas que podiam ser frequentes
O que é e qual é o objectivo deste bem*ME*quer?
O bem*ME*quer insere-se no contexto de intervenção educativo, cultural, social e artístico da Pantopeia e surge centrado na exploração técnica e pedagógica de áreas transversais, incidindo na educação expressiva e no desenvolvimento pessoal e social do público infanto-juvenil. O seu objectivo é dar resposta à necessidade dos nossos sócios no que respeita à continuidade do dia da criança, pós escolar. E a vários níveis.
Procuramos que os nossos "pantoKids" sejam seres humanos melhores e conscientes do mundo que os rodeia, responsáveis e autónomos, criativos, sociáveis, afectuosos, confiantes e que, nesta viagem que é o crescer, o seu processo seja feito num espaço aberto à comunicação e à individualidade de cada um, onde se possam expressar livremente, não descurando dois pontos essenciais: 1) a importância da brincadeira e do jogo; 2) o espaço para descobrir e explorar as suas áreas de interesse.
Mas no bem*ME*quer, misturam crianças de diferentes idades?
Não misturamos, eles já o estão por natureza. :)
Porquê? Porque acreditamos que o facto de terem diferentes idades (num mesmo espaço ou actividade), é uma mais valia, na medida em que é promovido um maior enriquecimento cognitivo e social, obrigando-as a superarem-se cada dia, auxiliando-se na evolução da construção de conhecimentos. Quer no jogo, quer no estudo, esta diferença de idades potencia as interacções, tornando-a muito positiva (a explicação é mais extensa!).
Como é feita a ponte com a instituição educativa?
Procuramos manter um diálogo aberto com o aluno, os pais e os respectivos docentes e educadores, numa perspectiva de estreitamento de relações e acompanhamento e optimização do processo educativo. Acreditamos que é o trabalho em grupo que leva aos melhores resultados. O nosso envolvimento é determinado pelo encarregado de educação.
Quem dinamiza e como funcionam estas actividades?
Os profissionais que colaboram com o bem*ME*quer relacionam-se com as áreas da educação e arte-educação, das artes performativas, da ciência e tecnologia e modo de trabalho é influenciado por várias correntes de pensamento e movimentos alternativos com provas dadas (um deles o MEM - Movimento Escola Moderna) que promovam a autonomia, a responsabilização, e encaram a aprendizagem centralizada na "pessoa" (criança), ao invés de estar centralizada no currículo / conteúdos. Assim, equilibramos os sistemas de cada professor / educador com o nosso próprio sistema, tendo o aluno como ponto de partida, promovendo um crescimento individual mais harmonioso.
No bem*ME*quer pretendemos abordar diferentes áreas do saber através de múltiplas actividades lúdicas, de forma ajustada a cada faixa etária, orientada pedagogicamente e supervisionada por técnicos especializados, de forma a criar ambientes de ensino e aprendizagem motivadores e inovadores, que permitam a promoção de competências essenciais ao desenvolvimento integral dos participantes.
A dinâmica de interacção, individual e em grupo, fundamentar-se-á na educação expressiva integrada, operacionalizando-se a partir de actividades lúdicas e pedagógicas que criem e promovam o desenvolvimento pessoal, social, cultural e artístico dos participantes (oficinas, ateliers, workshops, visitas, entre outros a serem idealizados e definidos com os participantes).
A dinâmica de interacção, individual e em grupo, fundamentar-se-á na educação expressiva integrada, operacionalizando-se a partir de actividades lúdicas e pedagógicas que criem e promovam o desenvolvimento pessoal, social, cultural e artístico dos participantes (oficinas, ateliers, workshops, visitas, entre outros a serem idealizados e definidos com os participantes).
Para mais informações sobre o nosso projecto e influências educativas, contacte-nos. Teremos todo o gosto em "discutir" consigo e dar referências para melhor conhecer o que de melhor que se faz em educação por cá e por esse mundo fora. Na nossa opinião, claro! :)
A coordenação pedagógica está a cargo de Miriam Ferreira (lic.1ºCEB), principal dinamizadora das iniciativas educativas da Pantopeia, contando também com uma experiência em Teatro, como actriz, cenógrafa e aderecista.
CALENDARIZAÇÃO e HORÁRIO
O bem*ME*quer funciona em complemento / prolongamento do horário escolar e apenas durante o período lectivo, entre as 15:30h e as 19:30h.
Este serviço encerra aos sábados, domingos, feriados nacionais e ainda nos seguintes dias: 24 de Dezembro, 31 de Dezembro, 1 de Janeiro, 2 de Janeiro e 12 de Maio (feriado municipal).
As restantes actividades e iniciativas da Pantopeia planificadas para as interrupções lectivas (incluindo as férias de Verão) são alvo de uma tabela de preços específica (e respectiva inscrição), disponibilizada atempadamente no site/blog da Pantopeia. No entanto, os encarregados de educação poderão realizar pré-inscrições para esses períodos.
TRANSPORTE
Todos os valores inerentes aos transportes serão adicionados à mensalidade da(s) modalidade(s) inscrita(s).
Caso a utilização de transporte não seja regular (ex: Escola-Casa da Pantopeia-Piscina), tentaremos construir um plano à sua medida. Apresente-nos os trajectos!
MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
arte-educacao@pantopeia.org
234421204 / 962556007
arte-educacao@pantopeia.org
234421204 / 962556007
NOTA: A Pantopeia, em processo de acompanhamento de estudo ou aprendizagem informal, segue o Novo Acordo Ortográfico, com o qual não concorda. :)
Sem comentários:
Enviar um comentário
opinião, comentário, ideia ?