SERVIÇOS

SERVIÇOS PANTOPEIA

bem*ME*quer




bem*ME*quer está de volta e já está a funcionar!!!

Para ajudar as "pessoas pequenas" (e seus ascendentes) neste regresso às aulas com a melhor motivação e ânimo possível, a Pantopeia apresenta, pelo 4º ano consecutivo, o bem*ME*quer - apoio ao aluno e à família, a funcionar aos dias úteisdurante o período lectivo, entre as 14h e as 19:30h, na Casa da Pantopeia.

Este ano apresentamos aos nossos sócios um modelo mais simples que permite ao "pacote base", a adição de módulos de actividades (tais como apoio escolar, teatro, oficina plástica, projectos pessoais, música, inglês, entre outros).

Consulte-nos!
arte-educacao@pantopeia.org
234421204 / 962556007
travessa do rossio, 3, Aveiro

Mais informação abaixo!


FAQ / Perguntas que podiam ser frequentes


O que é e qual é o objectivo deste bem*ME*quer?

O bem*ME*quer insere-se no contexto de intervenção educativo, cultural, social e artístico da Pantopeia e surge centrado na exploração técnica e pedagógica de áreas transversais, incidindo na educação expressiva e no desenvolvimento pessoal e social do público infanto-juvenil. O seu objectivo é dar resposta à necessidade dos nossos sócios no que respeita à continuidade do dia da criança, pós escolar. E a vários níveis.

Procuramos que os nossos "pantoKids" sejam seres humanos melhores e conscientes do mundo que os rodeia, responsáveis e autónomos, criativos, sociáveis, afectuosos, confiantes e que, nesta viagem que é o crescer, o seu processo seja feito num espaço aberto à comunicação e à individualidade de cada um, onde se possam expressar livremente, não descurando dois pontos essenciais: 1) a importância da brincadeira e do jogo; 2) o espaço para descobrir e explorar as suas áreas de interesse.

Mas no bem*ME*quer, misturam crianças de diferentes idades?

Não misturamos, eles já o estão por natureza. :)
Porquê? Porque acreditamos que o facto de terem diferentes idades (num mesmo espaço ou actividade), é uma mais valia, na medida em que é promovido um maior  enriquecimento cognitivo e social, obrigando-as a superarem-se cada dia, auxiliando-se na evolução da construção de conhecimentos. Quer no jogo, quer no estudo, esta diferença de idades potencia as interacções, tornando-a muito positiva (a explicação é mais extensa!).

Como é feita a ponte com a instituição educativa?

Procuramos manter um diálogo aberto com o aluno, os pais e os respectivos docentes e educadores, numa perspectiva de estreitamento de relações e acompanhamento e optimização do processo educativo. Acreditamos que é o trabalho em grupo que leva aos melhores resultados. O nosso envolvimento é determinado pelo encarregado de educação.

Quem dinamiza e como funcionam estas actividades?

Os profissionais que colaboram com o bem*ME*quer relacionam-se com as áreas da educação e arte-educação, das artes performativas, da ciência e tecnologia e modo de trabalho é influenciado por várias correntes de pensamento e movimentos alternativos com provas dadas (um deles o MEM - Movimento Escola Moderna) que promovam a autonomia, a responsabilização, e encaram a aprendizagem centralizada na "pessoa" (criança), ao invés de estar centralizada no currículo / conteúdos. Assim, equilibramos os sistemas de cada professor / educador com o nosso próprio sistema, tendo o aluno como ponto de partida, promovendo um crescimento individual mais harmonioso.


No bem*ME*quer pretendemos abordar diferentes áreas do saber através de múltiplas actividades lúdicas, de forma ajustada a cada faixa etária, orientada pedagogicamente e supervisionada por técnicos especializados, de forma a criar ambientes de ensino e aprendizagem motivadores e inovadores, que permitam a promoção de competências essenciais ao desenvolvimento integral dos participantes.

A dinâmica de interacção, individual e em grupo, fundamentar-se-á na educação expressiva integrada, operacionalizando-se a partir de actividades lúdicas e pedagógicas que criem e promovam o desenvolvimento pessoal, social, cultural e artístico dos participantes (oficinas, ateliers, workshops, visitas, entre outros a serem idealizados e definidos com os participantes).

Para mais informações sobre o nosso projecto e influências educativas, contacte-nos. Teremos todo o gosto em "discutir" consigo e dar referências para melhor conhecer o que de melhor que se faz em educação por cá e por esse mundo fora. Na nossa opinião, claro! :)

A coordenação pedagógica está a cargo de Miriam Ferreira (lic.1ºCEB), principal dinamizadora das iniciativas educativas da Pantopeia, contando também com uma experiência em Teatro, como actriz, cenógrafa e aderecista.


CALENDARIZAÇÃO e HORÁRIO

O bem*ME*quer funciona em complemento / prolongamento do horário escolar e apenas durante o período lectivo, entre as 15:30h e as 19:30h.

Este serviço encerra aos sábados, domingos, feriados nacionais e ainda nos seguintes dias: 24 de Dezembro, 31 de Dezembro, 1 de Janeiro, 2 de Janeiro e 12 de Maio (feriado municipal).

As restantes actividades e iniciativas da Pantopeia planificadas para as interrupções lectivas (incluindo as férias de Verão) são alvo de uma tabela de preços específica (e respectiva inscrição), disponibilizada atempadamente no site/blog da Pantopeia. No entanto, os encarregados de educação poderão realizar pré-inscrições para esses períodos.



TRANSPORTE

A Pantopeia conta também com um serviço de acompanhamento de crianças, para os frequentadores das escolas EB1 da Glória e Vera Cruz, realizado a pé, na companhia dos nossos colaboradores e arte-educadores. Caso os trajectos sejam realizados a partir das escolas EB1 das Barrocas, de Santiago ou EB 2,3 João Afonso, poderão ser realizador por uma entidade externa credenciada para o efeito, com entrega na Casa da Pantopeia.

Todos os valores inerentes aos transportes serão adicionados à mensalidade da(s) modalidade(s) inscrita(s).

Caso a utilização de transporte não seja regular (ex: Escola-Casa da Pantopeia-Piscina), tentaremos construir um plano à sua medida. Apresente-nos os trajectos!





MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
arte-educacao@pantopeia.org
234421204 / 962556007




NOTA: A Pantopeia, em processo de acompanhamento de estudo ou aprendizagem informal, segue o Novo Acordo Ortográfico, com o qual não concorda.  :)



A Casa da Pantopeia


 





ANIVERSÁRIOS / FESTAS TEMÁTICAS



Festeja o teu aniversário com a Pantopeia!
e escolhe o que queres fazer, sempre com muita arte à mistura.

Pergunta-nos como! A festa é tua e é criada à tua "medida"...


















Para adultos, também é possível. Celebrações privadas? Pode ser aqui, sim.  :)

ArtSitting

Trata-se de um serviço de acompanhamento artístico-cultural que leva crianças e jovens a experimentar e a fruir as diferentes actividades (artísticas, culturais e até ambientais e desportivas) que acontecem (na região de Aveiro e não só) ao longo do ano.

ArtSitting consiste no desenvolvimento de programas ocupacionais para fins-de-semana e feriados, que são definidos a partir da oferta cultural e artística existente. Acompanhados pelos monitores/formadores da Pantopeia, os mais jovens poderão sair de casa e usufruir de experiências novas e enriquecedoras nas quais, pelos mais diversos motivos da vida quotidiana, muitas vezes acabam por não ter oportunidade de participar.

Assistir a espectáculos de teatro, dança ou música em teatros ou auditórios, visitar exposições patentes em galerias ou museus, participar em ateliers e workshops das mais diversas áreas, frequentar festivais e/ou mostras orientados para estas faixas etárias e muitas outras actividades dentro e fora de portas que poderão integrar os programas do ArtSitting.

Os valores para esta actividade dependem do local onde esta se realiza, o preço de ingresso, deslocação e número de crianças inscritas em cada sessão.

Ocasionalmente, iremos lançar os desafios de ArtSitting, esteja(m) atento(s)!