A PANTOPEIA

DEFINIÇÃO

pantopeia
(do grego panta-, todo; -péia, acto de fazer)
s. f.
1. Reunião de pessoas, artes e saberes.
2. Associativo. Grupo que compartilha princípios que derivam ou divergem dos vários ramos da arte, da educação e da cultura.
3. Inform. Grupo organizado que tem ideias ou causas em comum. = associação.
4. Grupo organizado de carácter! restrito que cria e executa projectos culturais e artísticos.
5. Fig. pantomima para não perder a esperança.
6. Fig. Pop. mãos à obra, está feito.
pantopeia progressiva : alteração sucessiva desta definição por influência das pessoas envolvidas e das actividades concretizadas.





Missão
“prestação de serviços na área da educação, formação e igualmente como própria criadora (ou co - criadora e apoiante) de objectos artísticos, sejam eles na forma de espectáculo ou como simples manifestações artísticas nas mais variadas áreas (tais como música, teatro, dança, expressão dramática, expressão plástica, movimento, escrita criativa e escrita dramática, entre outras).” [retirado do artigo 3º dos Estatutos]


Visão Geral
A Pantopeia é uma associação cultural que nasceu da reunião de pessoas ligadas a diferentes expressões artísticas, aos ofícios co-relacionados e à educação e que desejam ver a cultura artística mais potenciada. Cientes da crescente importância que o ensino pela arte e o contacto com as várias manifestações artísticas estão a revelar nos tempos actuais; cientes igualmente de como a mesma pode provocar no indivíduo mudanças significativas a nível social, comportamental e motor, influenciando as sensibilidades estéticas, artísticas e culturais, os membros, sócios e colaboradores assumem a Pantopeia como uma plataforma de desenvolvimento de projectos artísticos, culturais e formativos.


Historial e Actividade
A Pantopeia tem, desde 2010 (ano da sua fundação), trabalhado directamente com a comunidade procurando encontrar necessidades de formação, de ocupação e de criação artística, não só com os cidadãos mas também com outras entidades, quer sejam elas de índole associativo, público ou privado.

Nestes dois anos e meio de actividade apresentámos, no âmbito do "Artes&Palco nas AEC" - o nosso maior projecto na área da arte-educação – três exercícios finais a cerca de 2000 pessoas que quiseram comprovar o trabalho que desenvolvemos ao longo do ano com os cerca de 600 alunos das 5 escolas do Agrupamento de Escolas de Aveiro. Além desta (A)mostra, os resultados têm sido excelentes e o contentamento dos alunos, exímio.

Com as festas-convívio "Pantopeia Vinil Jambox 33/45" e "Pantrónica" procurámos animar a noite das casas comerciais que ocupámos, com propostas diferentes, que promovem a discussão sobre formas artísticas variadas bem como apelam à participação, fazendo do público um actor no desenrolar da iniciativa, ao mesmo tempo que presta um serviço de entretenimento personalizado.

Proporcionamos todos os anos, férias artísticas multidisciplinares (no Verão, na Páscoa) com áreas como o teatro, a dança, o movimento criativo, o cinema/vídeo e a expressão plástica a serem exploradas ao longo da semana.

Fomos parceiros organizadores, juntamente com a Universidad de Valladolid (Cátedra de Cine e Cátedra de Historia y Estética de la Cinematografia) do “OFF Valladolid – Original Film Forum 2011 - III Encuentro de Jóvenes Creadores Audiovisuales”, representando a Delegação Portuguesa do evento e dando a oportunidade a 5 jovens portugueses de participar nesta formação.

Apresentámos também no festival Imaginarius o espectáculo “Distorction”, numa colaboração com a Orquestra Jovem de Sopros de Santa Maria da Feira, a Companhia de Dança All About Dance e Henrique Portovedo (RedRoots Productions), entre outros. Contribuímos com uma equipa pluridisciplinar que ficou responsável pela parte visual (iluminação e conteúdos de vídeo) de um espectáculo visto por cerca de 2000 pessoas.

Contamos já com três produções teatrais e duas histórias encenadas, para a infância. 

Desenvolvemos também um projecto de animação musical na Praça do Peixe, local noctívago mais importante da cidade durante o Verão, em parceria com algumas casas comerciais da zona - o "Verão na Praça".

A Pantopeia tem também vindo a colaborar com várias associações europeias no desenvolvimento de projectos internacionais no campo da arte-educação, literacia e educação pela arte.

Com estes exemplos queremos apenas demonstrar o quão empenhados estamos em ter um papel importante na sociedade, almejando sempre a optimização de recursos humanos e logísticos promovendo o inter-associativismo, as parcerias inter-institucionais e a auto-sustentabilidade. Continuaremos a desenvolver trabalho em prol da comunidade com o objectivo de poder proporcionar melhores ofertas artístico-culturais, ao mesmo tempo que nos firmamos como uma plataforma de desenvolvimento de projectos nas áreas sociais, artísticas e culturais já referidas.

revisão: Junho de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

opinião, comentário, ideia ?