sábado, 21 de junho de 2014

Concerto Gonçalo Almeida (cb), Jasper Stadhouders (gt), João Martins (sx) 23 de Junho, Casa da Pantopeia (Aveiro, PT) . 21:45h


Almeida e Stadhouders, músicos residentes em Roterdão e Amesterdão (Holanda), apresentam-se este mês de Junho em Portugal, para uma série de concertos na área da música de improvisação livre.
O contrabaixista Português e o guitarrista Holandês vêm em descoberta e pesquisa dos vários cenários nacionais da música de improvisação livre e não- idiomática, com a interacção, nos vários concertos, com músicos locais das cenas de Lisboa, Coimbra, Porto, Braga e Aveiro. Em Aveiro, os músicos predispõe-se a apresentar o seu trabalho, numa colaboração com João Martins, músico e sonoplasta residente em Aveiro, saxofonista e improvisador.



Os músicos apresentam-se numa série de datas nos seguintes espaços:

19.06 - Almeida / Stadhouders @ Salão Brasil, Coimbra
20.06 - Almeida /Stadhouders + Tiago Morais Morgado @ Pedro Remy, Braga
21.06 - Almeida/Stadhouders + Susana Santos Silva e Jorge Queijo @ Sonoscopia, Porto
22.06 - Almeida / Stadhouders + Susana Santos Silva e Gustavo Costa (sessão de gravação) @ Sonoscopia, Porto
23.06 - Almeida / Stadhouders + João Martins @ Casa da Pantopeia, Aveiro
25.06 - Almeida / Stadhouders + Paulo Chagas @ Covil do Perfil, Peniche
27.06 - Almeida/Stadhouders + Gabriel Ferrandini e Luis Vicente @ C.R dos Anjos, Lisboa

28.06 - Almeida/ Stadhouders @ Sabaduos, A Vizinha, Lisboa
29.06 - Almeida/ Stadhouders + Luis Vicente e Carlos Zíngaro @ Magasessions, Lisboa

Notas Biográficas:


Jasper Stadhouders (Tilburg, Holanda, 1989) é um guitarrista residente em Amesterdão, membro activo do circuito de música improvisada internacional. É co-fundador das bandas Cactus Truck (com John Dikeman e Onno Govaert ), Stadhouders / Govaert / De Joode Trio e dois duos com os bateristas Dag Erik Knedal Andersen e Nicolas Field.
Faz parte de diversos projectos como Spinifex e Lily Déjà Vu, complementado com trabalhos ocasionalmente de interacção nas áreas da dança, teatro e música contemporânea. Tocou com Han Bennink, Ab Baars, Paal Nilssen - Love, Marshall Allen, Wolter Wierbos, Noel Redding, Ken Vandermark, Jim Preto, Andrew D'Angelo, Terrie Ex, Andy Moor, Peter Evans, Frank Rosaly, Dave Rempis, Roy Campbell, Michael Moore, Jeb Bishop, Peter Jacquemyn, Wally Shoup, Ingrid Laubrock, Mars Williams, Michael Vatcher, Alan Wilkinson e muitos mais. Jasper já apresentou o seu trabalho extensivamente na Europa e nos EUA , bem como na Índia e Japão.

Gonçalo Almeida (Lisboa, Portugal, 1978) é um contrabaixista residente em Roterdão, Holanda, onde frequentou o Conservatório de Roterdão, tendo estudado com Heyn van Geyn, Stefan Lievestro, Marius Beets e Peter Leerdman, terminand o o seu mestrado em 2008.
Trabalha numa variedade de projetos que englobam jazz moderno, freejazz, jazzcore e música de improvisação livre, tendo partilhado o palco com improvisadores como Chris Speed, Carlos Zíngaro, Wilbert de Joode, Martin van Duynhoven, Fred Lonberg-Holm, Rodrigo Amado, Tobias Klein, Jasper Stadhouders entre outros.Tem também trabalhado em colaboração com artistas de vídeo, dança moderna, teatro e poetas.
Nos principais projectos que está envolvido, tem uma forte influência como compositor, onde se destacam projectos como o trio LAMA, o quinteto Spinifex, Albatre, Tetterapadequ, Atos, entre outros. Alguns destes trabalhos foram lançados em prestigiadas editoras como a Clean Feed, Tryton, Shhpuma e Ayler records.

João Martins (Gaia, Portugal, 1977) é um músico e sonoplasta residente em Aveiro e activo como improvisador, compositor e construtor de instrumentos.

Iniciou a sua formação como saxofonista no Conservatório de Música de Aveiro. É colaborador regular da companhia de teatro Visões Úteis (Porto) e membro fundador de alguns projectos de música improvisada relevantes no panorama nacional, como Space Ensemble, Lost Gorbachevs, FRICS, entre outros, e participa de forma regular em vários projectos e eventos nacionais.

Da lista de colaborações destaca-se a participação em ensembles nacionais dirigidos por Evan Parker e John Zorn, a colaboração em projectos de Kaffe Matthews e Andrea Neumann e a cumplicidade com músicos como Gustavo Costa e Henrique Fernandes (Sonoscopia) e Jonathan Uliel Saldanha e Filipe Silva (Soopa), entre muitos outros.



A Pantopeia tem o prazer de receber esta viagem de pesquisa desta dupla, e abre as portas a uma sessão que promete ser desafiante!

CASA DA PANTOPEIA, travessa do Rossio, 3, aveiro . perto da praça do peixe e da casa de chá.




Sem comentários:

Enviar um comentário

opinião, comentário, ideia ?